Parte 1 — Conhecendo o Serviço

Image for post
Image for post

O que é Supabase

O surgimento de soluções de armazenamento de dados de serviços de API só não supera a quantidade de frameworks em Javascript. Na verdade, acho que nada supera isso :)


Part 1 — Getting to Know the Service

Image for post
Image for post

What is Supabase

The emergence of data storage solutions for API services just doesn’t exceed the number of Javascript frameworks. In fact, I think nothing beats that :)


Image for post
Image for post

Olá pessoal, tudo bem?

Nesse artigo vou apresentar um package que encontrei “sem querer querendo”. Trata-se do lit_firebase_auth que na sua descrição traz o seguinte objetivo.

Fornecer um conjunto de utilitários e widgets úteis para adicionar facilmente a autenticação Firebase a um aplicativo Flutter.

Na verdade com apenas 2 Widgets declarados já é possível ter uma UI de login com toda a lógica encapsulada para autenticação no Firebase.

Nos passos a seguir apresento como inicializar e utilizar o básico do lit. Se preferir, gravei um vídeo com a demonstração.

📍Atenção !!! De acordo com a documentação o pacote ainda está em fase inicial, logo sua utilização é por sua própria conta e risco.

Início

No arquivo pubspec.yaml adicione:

lit_firebase_auth: ^0.3.0

No método main será…


Image for post
Image for post

O GetX uma biblioteca muito interessante e útil na construção de aplicativos em Flutter.

Ao combinar diversos elementos como gerenciamento de estados, rotas e injeção de dependências, permite um ganho de produtividade e performance no desenvolvimento.

Além disso há uma série de funções utilitárias como navegação, dialogs, internacionalização, validadores, tudo no mesmo pacote.

Se você está começando a codificar em Flutter e está perdido com gerenciamento de estados, recomendo fortemente a olhar essa biblioteca. Aproveite também para ver meus artigos.

Flutter e GetX — Criando uma aplicação para compartilhamento de recursos

Parte 1

Parte 2

O objetivo dessa postagem é…


Image for post
Image for post

OBJETIVOS

Nesse tutorial vamos continuar a aplicação iniciada aqui.

Iremos implementar os controles e as interfaces do módulo home do aplicativo que desenvolvi no começo da pandemia para ajudar professores e alunos com os vídeos tutoriais sobre o Google ClassRoom.

MÓDULO HOME

Na pasta home vamos criar 3 arquivos e nomeá-los conforme figura 1.


Image for post
Image for post
(fonte: https://bsnbrazil.files.wordpress.com/2014/02/4215a-verborragico.jpg?w=1014)

Nesses tempos de pandemia e até mesmo em outros tempos, quem trabalha com tecnologias educacionais (como eu) já deve ter ouvido alguém falar:

“Eu não entendo de tecnologia, minha função é orientar pedagogicamente…” ou “Isso não é comigo, cuido da parte pedagógica…” ou alguma variação, mas sempre nesse sentido.

Chego em duas hipóteses!

A primeira parece ser uma tentativa bem frustrada de diminuir um conceito em relação ao outro, de uma suposta carga de superioridade e valor.


Image for post
Image for post
Telas do aplicativo

Cenário

Com o início da pandemia no final de março de 2020, escolas e redes se viram obrigadas a adotarem plataformas e aplicativos para auxiliarem os alunos a continuarem seus estudos.

No Paraná, assim como em vários estados, o Google ClassRoom foi escolhido para subsidiar as interações entre docentes e discentes.

As CRTEs (Coordenações Regionais de Tecnologias Educacionais) dos núcleos de educação do estado, mesmo com pessoal reduzido e na maioria das vezes sem reconhecimento, ajudaram professores e alunos durante toda a implantação e caminhada, que ainda continua até a data dessa publicação.


Vamos finalizar a aplicação codificando o controlador e a UI.

(Se você não leu a parte 1, está aqui.)

Image for post
Image for post

Antes, vamos instalar um complemento no VSC para ganhar produtividade. Trata-se do flutter_mobx.

Além de snnipets para criar classes, ele possui uma ferramenta que executa o comando: flutter pub run build_runner para geração de classes do Mobx.


Image for post
Image for post
Fonte: http://softwarelivreeducacao.blogspot.com/2015/05/um-pouco-de-humor-na-proposta-da-ead.html

É bem provável que a resposta para o título são vários “NEM”.

Nem a escola, nem os professores, nem os alunos, nem a família, nem as redes estaduais e municipais.

“Olhando pelo lado mais pessimista, é difícil acreditar que o professor que não sabe o e-mail possa mediar minimamente seu aluno.”

Já com o olhar realista, gastar com canais de TV digital, aplicativos ou qualquer outro malabarismo tecnológico, não parece ser o melhor nem o único caminho.

A Alemanha, por exemplo, está enviando material via postal para não deixar os alunos sem atividades.


Em tempos difíceis que estamos vivendo com a epidemia do coronavírus, pode ser uma oportunidade para aprimorar habilidades e avançar nos estudos. #fiqueemcasa

A proposta deste artigo é construir uma aplicação em Flutter que consome os dados da API COVID19.

Realizaremos também a integração com MobX para gestão do estado e o Modular para injeção de dependências.

Image for post
Image for post
Telas do Aplicativo

Se preferir, fiz a integração dessa API com Angular. O tutorial e o código estão aqui.

Contextualizando

Comecei a programar em Flutter no final do ano passado (2019) e a princípio estranhei a forma como declaramos os Widgets e os abre e fecha de…

Kheronn K. Machado

Professor e desenvolvedor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store