Olá pessoal, tudo bem?
Nesse artigo vou apresentar um package que encontrei “sem querer querendo”. Trata-se do lit_firebase_auth que na sua descrição traz o seguinte objetivo.
Fornecer um conjunto de utilitários e widgets úteis para adicionar facilmente a autenticação Firebase a um aplicativo Flutter.
Na verdade com apenas 2 Widgets declarados já é possível ter uma UI de login com toda a lógica encapsulada para autenticação no Firebase.
Nos passos a seguir apresento como inicializar e utilizar o básico do lit. Se preferir, gravei um vídeo com a demonstração.
No arquivo pubspec.yaml adicione:
lit_firebase_auth: ^0.3.0
No método main será…
O GetX uma biblioteca muito interessante e útil na construção de aplicativos em Flutter.
Ao combinar diversos elementos como gerenciamento de estados, rotas e injeção de dependências, permite um ganho de produtividade e performance no desenvolvimento.
Além disso há uma série de funções utilitárias como navegação, dialogs, internacionalização, validadores, tudo no mesmo pacote.
Se você está começando a codificar em Flutter e está perdido com gerenciamento de estados, recomendo fortemente a olhar essa biblioteca. Aproveite também para ver meus artigos.
Flutter e GetX — Criando uma aplicação para compartilhamento de recursos
Nesse tutorial vamos continuar a aplicação iniciada aqui.
Iremos implementar os controles e as interfaces do módulo home do aplicativo que desenvolvi no começo da pandemia para ajudar professores e alunos com os vídeos tutoriais sobre o Google ClassRoom.
Na pasta home vamos criar 3 arquivos e nomeá-los conforme figura 1.
Nesses tempos de pandemia e até mesmo em outros tempos, quem trabalha com tecnologias educacionais (como eu) já deve ter ouvido alguém falar:
A primeira parece ser uma tentativa bem frustrada de diminuir um conceito em relação ao outro, de uma suposta carga de superioridade e valor.
Com o início da pandemia no final de março de 2020, escolas e redes se viram obrigadas a adotarem plataformas e aplicativos para auxiliarem os alunos a continuarem seus estudos.
No Paraná, assim como em vários estados, o Google ClassRoom foi escolhido para subsidiar as interações entre docentes e discentes.
As CRTEs (Coordenações Regionais de Tecnologias Educacionais) dos núcleos de educação do estado, mesmo com pessoal reduzido e na maioria das vezes sem reconhecimento, ajudaram professores e alunos durante toda a implantação e caminhada, que ainda continua até a data dessa publicação.
Vamos finalizar a aplicação codificando o controlador e a UI.
Antes, vamos instalar um complemento no VSC para ganhar produtividade. Trata-se do flutter_mobx.
Além de snnipets para criar classes, ele possui uma ferramenta que executa o comando: flutter pub run build_runner para geração de classes do Mobx.
É bem provável que a resposta para o título são vários “NEM”.
Nem a escola, nem os professores, nem os alunos, nem a família, nem as redes estaduais e municipais.
“Olhando pelo lado mais pessimista, é difícil acreditar que o professor que não sabe o e-mail possa mediar minimamente seu aluno.”
Já com o olhar realista, gastar com canais de TV digital, aplicativos ou qualquer outro malabarismo tecnológico, não parece ser o melhor nem o único caminho.
A Alemanha, por exemplo, está enviando material via postal para não deixar os alunos sem atividades.
Em tempos difíceis que estamos vivendo com a epidemia do coronavírus, pode ser uma oportunidade para aprimorar habilidades e avançar nos estudos. #fiqueemcasa
A proposta deste artigo é construir uma aplicação em Flutter que consome os dados da API COVID19.
Realizaremos também a integração com MobX para gestão do estado e o Modular para injeção de dependências.
Se preferir, fiz a integração dessa API com Angular. O tutorial e o código estão aqui.
Comecei a programar em Flutter no final do ano passado (2019) e a princípio estranhei a forma como declaramos os Widgets e os abre e fecha de…
Professor e desenvolvedor