Cuidado com as verborragias pedagógicas

Image for post
Image for post
(fonte: https://bsnbrazil.files.wordpress.com/2014/02/4215a-verborragico.jpg?w=1014)

Nesses tempos de pandemia e até mesmo em outros tempos, quem trabalha com tecnologias educacionais (como eu) já deve ter ouvido alguém falar:

“Eu não entendo de tecnologia, minha função é orientar pedagogicamente…” ou “Isso não é comigo, cuido da parte pedagógica…” ou alguma variação, mas sempre nesse sentido.

Chego em duas hipóteses!

A primeira parece ser uma tentativa bem frustrada de diminuir um conceito em relação ao outro, de uma suposta carga de superioridade e valor.

Image for post
Image for post

A segunda, que me parece mais óbvia, o desconhecimento e a inabilidade de desenvolver profissionalmente e assumir a ignorância no tema.

Image for post
Image for post

Alguém avisa o(a) infeliz o século que estamos e principalmente devido a pandemia, os dois termos estão estritamente ligados e quase indissociáveis. O quase fica por uma questão bem maior que seria o acesso universal as tecnologias digitais por todos…

Image for post
Image for post

Uma definição bem direta e objetiva de pedagogia, características não muito apreciadas de quem profere tais frases, pedagogia é uma ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem.

Pedagogicamente, adivinha qual o objetivo de explicar a utilização de uma aplicativo, um acesso, criar um tutorial para construção de uma atividade, orientar a produção de um vídeo.

Ok, você deve estar pensando que a ferramenta não é o fim em si do aprendizado escolar, mas o meio.

Image for post
Image for post

Então, deixa eu te apresentar o que diz uma competência da BNCC:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) […]”

Portanto, ao ouvir isso tipo afirmação, não se preocupe, minha recomendação é a seguinte. O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete (Aristóteles).

Não esqueça de usar a máscara… principalmente perto dessas pessoas !

Written by

Professor e desenvolvedor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store